Animismo, algumas considerações

Vamos abrir o post de hoje falando sobre uma questão que acaba incomodando todos os trabalhadores da seara mediunica, seja em um centro Espirita, ou um terreiro de Umbanda, dissertaremos sobre animismo, um tema que causa certo desconforto e gera algumas duvidas principalmente em irmãos que vem iniciando seu desenvolvimento como trabalhador mediunico.

Vale lembrar que o termo Animismo foi criado pelo antropólogo inglês Sir Edward B. Tylor, em 1871, na obra Primitive Culture (A Cultura Primitiva). Pelo termo Animismo, Tylor designou a manifestação religiosa imanente a todos os elementos do Cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, fungos, vegetais) e a todos os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite); é um princípio vital e pessoal, chamado de ânima, o qual apresenta significados variados.

Na literatura espiritualista, o termo animismo é usado para designar um tipo de fenômeno produzido pelo próprio trabalhador (espírito encarnado), sem que este seja um instrumento mediúnico da ação espiritual e sim o artífice dos fenômenos em questão. De forma mais específica, outros autores, a citar Therezinha Oliveira, costumam utilizar-se desta nomeação para designar o fenômeno em que o médium revive suas próprias recordações do pretérito, expressando-as muitas vezes nas próprias reuniões mediúnicas. Por ser ele o autor das palavras ditas, este fenômeno anímico muitas vezes é mal visto devido à possibilidade de mistificação e pela ausência do espírito comunicante, não sendo, desta forma, um fenômeno mediúnico.

Para melhor entendimento desse fenômeno, podem-se usar as denominações utilizadas pelo estudioso espírita Hermínio Miranda, quais sejam, a de chamarmos o espírito, que, em sua existência infinita, tem um número incontável de experiências na matéria, de individualidade, enquanto cada uma das existências do mesmo é uma personalidade.

Dessa forma, admitida a pluralidade das existências, conclui-se que a individualidade deve possuir um conhecimento imensamente superior ao de cada uma de suas personalidades, pois soma ao conhecimento da atual personalidade tudo o que aproveitou das que representou nas existências pregressas. Todavia, estas palavras não devem ser interpretadas como sendo uma personalidade isolada, diversa em cada existência física. O espírito é artífice de si mesmo, e progride continuamente, a partir das experiências encarnatórias, apresentando uma ascensão moral e intelectual contínua que se soma a cada encarnação.

Desse modo, na manifestação anímica, o médium pode expressar muitos conhecimentos que ele, enquanto encarnado, não possui. Daí decorre, muitas vezes, que não há como se saber se uma manifestação é anímica ou realmente mediúnica, ocorrendo esta última tão somente quando o espírito que se comunica não é o que está encarnado, ou seja, não é o médium, e sim uma individualidade desencarnada, um espírito.

Os fenômenos em um trabalho espiritual (produzidos por um espírito) dessa forma podem ser divididos em dois grupos grandes grupos:

1º) os fenômenos anímicos (quando é produzido pelo encarnado, com suas próprias faculdades espirituais, sem o uso dos sentidos físicos, graças à expansão de seu perispírito;

2º) os fenômenos mediúnicos, produzidos por um espírito por intermédio do médium.

Ainda segundo Therezinha de Oliveira, quanto maior o grau de expansão do perispírito, mais expressivo poderá ser o fenômeno anímico, pois o encarnado poderá desfrutar mais de maior liberdade em relação ao corpo, passando a atuar mais como um espírito liberto.

Entretanto, mostra-se difícil separar o fenômeno anímico do mediúnico, pois:

1º) São as próprias capacidades anímicas dos médiuns que os fazem instrumentos para a atuação dos espíritos;

2º) Nem sempre podemos definir, com precisão, se o fenômeno está ou não sendo prococado ou coadjuvado por espíritos. Na grande maioria das vezes, o que ocorre é um estado intermediário com maior ou menor participação do espírito encarnado no médium em relação ao espírito desencarnado que por ele se expressa.

Considerando esclarecedor o conteúdo acima dissertado sobre o tema, devidamente pesquisado e extraídos de obras cujos autores detêm grande credibilidade no meio espiritualista, esperamos ter colaborado no esclarecimento de nossos leitores e companheiros de trabalhos mediúnicos espalhados pelos quatro cantos.

 Arthur Sinnhofer

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