Atributos como amor, respeito, bom relacionamento familiar estão diretamente ligados a este Orixá. O despertar da Grande Mãe em cada um de nós, a percepção de que somos co-criadores com o Pai, gerando a vida, estimulando-nos ao amor maternal, sem apego, de forma a pensar que os filhos são “cidadãos do mundo”.
Atributo: respeito e amor; desperta a grande mãe em cada um, a percepção de que podemos gerar “vida” e de que somos co-criadores com o Pai. Estimula-nos ao amor maternal, sem apego, fazendo com que seus filhos sejam cidadãos do mundo.
Os tipos psicológicos dos filhos de Yemanjá podem ser imponentes, majestosos, dignos, calmos, sensuais e fascinantes (o canto da sereia). As filhas de Yemanjá são boas educadoras, organizadas no lar e dadas ao relacionamento social familiar; porém, tendem a ser vingativas e a ter dificuldade de perdoar as ofensas, pois geralmente são ciumentas e possessivas com as pessoas que amam.
Aspectos positivos: prosperidade e abundância em todos os sentidos; acolhimento, zelo (preocupação com o bem-estar dos que ama), sentido de união, humanitarismo, criatividade, procriação no sentido de progresso (evolução).
Aspectos negativos: avareza, rejeição, medo, apego, posse excessiva (paralisando o progresso), mesquinhez e insensibilidade.
Florais de Bach: Red Chestnut, Chicory e Mimulus.
Florais de Saint Germain: Rosa Rosa, Leucantha, Triunfo, Wedélia e Unitatum.
Saúde: podem apresentar distúrbios renais que acarretam prejuízos à pressão arterial; tendem a manifestar alergias a lugares fechados e rinite alérgica ou asma. Seus pontos fracos são as glândulas supra-renais e o aparelho reprodutor.
- Mineral: ágata e cristais leitosos.
- Metal: prata.
- Signo: câncer.
- Planeta: Lua.
- Ervas: colônia.
- Flor: rosas brancas.
- Chackra: frontal.