Arquétipos Associados aos Orixás – Xangô

xango

Atributo como sabedoria e prudência, entendimento do encadeamento de nossas ações e reações, as quais estabelecem uma relação de causa e consequência no sentido de ascensão espiritual (equilíbrio cármico) compõem os tipos psicológicos dos filhos de Xangô que podem ser voluntariosos, rígidos em suas opiniões, e, quando contrariados em seu pontos de vista, são enfáticos e até duros na defesa de suas opiniões, principalmente se estiverem com a razão. Todavia, com a maturidade, se tornam muito sábios, mansos e de grande compostura moral, como o velho pastor da montanha que tem a firmeza da rocha e a mansuetude da ovelha.

Se por um lado carregam aspectos positivos como justiça, discernimento, palavras adequadas no momento certo, equidade, nobreza de caráter, atitude digna, organização e trabalho, progresso cultural e social, altivez e inteligência. Têm habilidade na oratória e no domínio das multidões, e gostam do conforto. Os filhos de Xangô trazem muitas vezes latente em suas personalidades aspectos negativos como onipotência, rigidez de opiniões, vitimização, palavras metálicas que ferem (“só eu tenho razão”…), prolixidade, vaidade exacerbada e conservadorismo extremo.

Ponderamos que os traços psíquicos associados aos orixás não são definitivos nem se apresentam isolados um dos outros. Como todos ternos a influência do meio ambiente bio-psico-social em que vivemos, e ao mesmo tempo das energias de todos os Orixás, que estabelecem um sentido a ser seguido no caminho da ascensão espiritual a serem traçados pela pessoa que sofre diretamente a influência desse Orixá em sua coroa.

  • Florais de Bach: Vervain, Rock Water, Beech e Willow.
  • Florais de Saint Germain: Verbena, Piper, Alcachofra e Wedélia.
  • Saúde: problemas no sistema cardiovascular, podendo aparecer hérnia, hipertensão, estresse e ansiedade (impotência masculina).
  • Mineral: ametista, topázio.
  • Metal: estanho.
  • Signo: sagitário/peixes.
  • Planeta: Júpiter.
  • Ervas: guiné, pára-raios.
  • Flor: lírio branco.
  • Chackra: cardíaco.
fonte: Umbanda Pé no Chão – Norberto Peixoto

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s