Arquétipos associados aos Orixás – Iansã

Iansã

Atributos como movimento e mudança, necessidade de deslocamento, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectivos e luta contra as injustiças trazendo equilíbrio às ações humanas são características básicas e inerentes as pessoas que carregam à sua frente nessa encarnação toda força de Iansã.

Os tipos psicológicos das filhas de Iansã podem ser irrequietos, por terem muita rapidez de raciocínio e agilidade mental. O psiquismo de Iansã é propenso à educação, à oralidade, à orientação, não se deixando prender a tarefas rotineiras e repetitivas. Precisam colocar em prática a sua garra e impetuosidade diante do novo, como as nuvens nos céus que mudam constantemente o formato, moldando-se aos ventos.

Carregam em suas ações coragem, lealdade e franqueza, fluidez de raciocínio, o que propicia a higienização mental, mudança de pensamento (jogo de cintura), e facilidade de falar, além de talento artístico, charme e sensualidade, no entanto, tem como um dos grandes desafios em sua encarnação trabalhar para se verem livres do ciúme doentio, rancor, impulsividade (agem sem pensar), fraqueza, impaciência e culpa para assim serem livres como os ventos de Iansã.

Florais de Bach: Impatiens, Pine, Centaury, Holly e Walnut.

Florais de Saint Germain: Patiens, Grevílea, Cocos, Varus, Monterey e Embaúba.

Saúde: doenças relativas ao aparelho cardiorrespiratório, como angina, dores no peito, bronquite e asma.

Mineral: granada vermelha.

Metal: não tem, pois seu elemento é o ar. Domina os ventos, os raios e as tempestades.

Signo: gêmeos.

Planeta: Urano (regente de aquário) é o planeta que promove as mudanças rápidas e drásticas, os rompimentos, a abertura para o novo e o movimento incessante. Na astrologia, Urano é a oitava superior de Mercúrio; isso quer dizer que, em Mercúrio, lidamos com as questões do dia-a-dia (a tecnologia, as comunicações, os documentos) utilizando a inteligência de forma rápida na busca da solução das situações inesperadas; são os insights, ou seja, o lampejo, a ideia incessante buscando aquilo que ainda não foi realizado ou imaginado. É o chamado de “anarquista”, aquele que rompe com os padrões estabelecidos e traz a visão de futuro.

Erva: espada de Santa Bárbara.

Chackra: cardíaco.

fonte: Umbanda Pé no Chão – Norberto Peixoto

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s