MITOLOGIA NÓRDICA – COSMOGONIA

Existem varias vertentes para explicar a criação do mundo, e, ao meu ver, todas verdadeiras. Vejamos isso da óptica Nórdica.
A CRIAÇÃO DO MUNDO
No inicio não existia nada, nem terra, ar, gelo ou mar, assim como em outras culturas era apenas o vazio, o nada denominada Ginungagap então o vazio deu lugar a dois reinos um era o Muspelhein o reino de fogo e o outro era o Nilfhein o reino de gelo!
Nilfhein deu origem aos rios e mares do mundo, incluindo o rio primordial o Hvergelmir dali nascia a aguá que jorrava para todo o mundo.
Assim como na maioria das mitologias a nórdica também possuía a crença do bem e do mal, e segundo a lenda a fonte do rio primordial foi envenenada, do encontro entre os dois reinos ( gelo e fogo ) juntamente a fonte envenenada surge o primeiro gigante Ymir, que possuía o veneno dentro dele. Das outras águas puras, que entraram em contato com o fogo, nasceu uma grande vaca chamada Audumbla que por não ter outra fonte de alimento passava o tempo todo lambendo o gelo. Através do leite da vaca o Ymir se alimentava e do processo de alimentação de Audumbla após lamber muito o gelo ela descobriu o primeiro humano, Buro era seu nome, que mais tarde com uma gigante filha de Ymir vai dar origem aos deuses.
Após o despertar de Ymir, ele começa dar origem a criaturas sinistras de seu suor. O pé direito se acasalou com o esquerdo, dando origem a um gigante de seis cabeças.
Buro se casa com uma gigante filha de Ymir e tem um filho chamado Borr, que também se casa com um gigante e da origem a três filhos Vili, Ve e Odin. Assim como na mitologia grega onde os deuses eram inimigo dos titãs aqui os deuses são inimigos do gigantes. 
Percebendo que os gigantes se reproduziam incrivelmente rápido os deus decidem ataca-los,então eles atacam Ymir e o derrotam despedaçando-o. Imediatamente do gigante, começa a jorra um mar de sangue de Ymir, e assim seus filhos são afogados sobrando apenas um gigante chamado Bergelmir e sua esposa.

Dos pedaços do gigante, os deuses começam a construir o mundo, os ossos seriam as montanhas, os dentes foram serrados e viraram cascalho para os rios, do crânio foi feito o céu, os cabelos viraram a vegetação assim foi criado Midgard (a Terra).

INFLUENCIA NOS DIAS DE HOJE
Para sustentar o céu, Odin ordenou que 4 anões fossem sustentar, seus nomes eram Nordri, Sudri, Austri e Vestri (Norte, sul, leste e oeste).
E também podemos encontrar influencia desta mitologia no nome dos dias da semana. veja o quadro a seguir.
Dia Alemão Inglês Origem
Segunda-feira Montag Monday dia da Lua
Terça-feira Dienstag Tuesday dia de Tyr
Quarta-feira Mittwoch Wednesday Meio da Semana (alemão), dia de Odin (Woden ou Wotan)
Quinta-feira Donnerstag Thursday dia do trovão (alemão), dia de Thor (inglês)
Sexta-feira Freitag Friday dia de Freyja
Sábado Samstag Saturday Sabá (alemão), dia de Saturno (inglês)
Domingo Sonntag Sunday dia do Sol

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s